System Express

Utilização da Inteligência Artificial no setor de varejo.

O uso da Inteligência Artificial no setor de varejo tem experimentado um crescimento exponencial e gerado impactos positivos em várias áreas. Além disso, ela é capaz de definir tendências personalizadas para cada segmento, criando vantagens competitivas no mercado. Para uma melhor compreensão de como a IA pode influenciar o varejo, elaboramos um material completo com tendências e exemplos práticos. Se você deseja se informar mais sobre esse tema, é recomendável acompanhar todas as informações. Aproveite a leitura!

O que é Inteligência Artificial (IA)?

Esta é uma das tecnologias disruptivas mais impactantes que tem o potencial de liderar o mercado no futuro. A pesquisa em Inteligência Artificial começou na década de 1960 com o objetivo de substituir as atividades humanas, especialmente em análises estratégicas e rápidas.

Um exemplo simples de IA é a calculadora, que realiza cálculos com maior precisão do que o cérebro humano a partir de algumas entradas de dados. Hoje em dia, no entanto, encontramos a aplicação dessa tecnologia inovadora em diversas áreas, como no relacionamento com o cliente, no marketing, nas vendas e até mesmo na aquisição de matérias-primas.

Como funciona no varejo?

Existem diversas aplicações de Internet das Coisas no varejo. A seguir, vamos conferir as principais.

História dos produtos

Uma das aplicações da IA no varejo é a otimização da gestão de informações sobre clientes e suas compras, armazenando dados sobre os produtos que eles já adquiriram. Isso pode ser utilizado de forma estratégica para criar campanhas de marketing digital mais eficazes e aumentar as chances de conversão.

Por exemplo, imagine que um cliente comprou um guarda-roupa e uma cama em uma loja de móveis, e o cliente seguinte comprou os mesmos itens, mas também adicionou uma cabeceira e um espelho de parede ao pedido. O que isso significa? Será que é possível aproveitar melhor as oportunidades de venda para esses clientes? A IA pode ajudar nisso.

O Cliente se seu comportamento

A utilização da Inteligência Artificial é essencial para identificar e reconhecer padrões de comportamento dos clientes, tornando mais fácil a identificação de fatores específicos que levam os consumidores a abandonarem seus produtos no carrinho virtual. Além disso, as estatísticas internas podem determinar quais são as combinações de produtos mais populares na loja. Por exemplo, se você tiver um mercadinho em um bairro universitário, é provável que venda mais papel higiênico associado a cervejas. Por outro lado, em um bairro familiar, a venda de pães pode estar associada a fraldas ou doces.

Otimização na jornada de compra

Com base nos padrões de comportamento identificados na sua loja, é possível aprimorar o processo de compra para os clientes. Por exemplo, se o software mostra que em média as mulheres compram anticoncepcionais e absorventes a cada 30 dias, por que não implementam um programa de compra recorrente, em que o pedido é feito automaticamente?

Essa mesma estratégia pode ser aplicada para retirar da prateleira produtos que estão com baixo desempenho nas vendas por vários meses. Com base nas projeções, é possível determinar quando é o momento certo para deixar de relatar o estoque desses itens.

Gestão do estoque

A Inteligência Artificial também pode ser utilizada para uma gestão eficiente do estoque ao identificar rapidamente quando um produto está em falta. Isso pode ser feito por meio de projeções criadas a partir do histórico de vendas, permitindo a previsão de quando um item específico ficará novamente sem estoque.

Com a automação, os pedidos podem ser feitos automaticamente sem a necessidade de intervenção humana. Dessa forma, é possível garantir que um produto nunca fique em falta graças ao levantamento contínuo da Inteligência Artificial, que é atualizado automaticamente a cada nova venda.

As principais tendências de IA no varejo

Enquanto alguns buscam formas de implementar a Inteligência Artificial no varejo, outros estão de olho nas tendências que irão ditar o ritmo do mercado. Muitas dessas tendências já são realidade em diversos lugares, como a automação de operações em supermercados.

A Amazon, por exemplo, oferece aos clientes um carrinho que calcula automaticamente o valor das compras. Imagine se os clientes pudessem receber recomendações e ofertas exclusivas com base em suas escolhas enquanto fazem compras.

Essa possibilidade pode ser puxada para diversos segmentos do mercado, tornando cada loja uma fonte de experiências incríveis. Tudo isso requer uma estratégia tecnológica e de design bem pensada, mas com a Inteligência Artificial no varejo, isso está se tornando cada vez mais real.

Quais são os benefícios da IA para esse setor?

Se você ainda não está protegido da importância da Inteligência Artificial no varejo, confira alguns de seus principais benefícios:

Melhoria da experiência do cliente

Quando um negócio é eficiente internamente, suas soluções para o cliente se tornam mais fluidas. Isso pode fazer com que proporcione que a empresa conheça as necessidades do cliente antes mesmo que ele as perceba. Isso melhora a experiência, aumenta a satisfação e ajuda a fidelizar o cliente.

Aumento da agilidade e eficiência

A Inteligência Artificial também pode aprimorar os processos internos, tornando-os mais eficazes, flexíveis e aumentando a agilidade. Isso permite que as principais atividades da empresa sejam executadas rapidamente.

Automação de tarefas

A automação de tarefas é outra vantagem importante, pois elimina funções repetitivas e burocráticas, além de não depender da disponibilidade de um colaborador para liberar certas etapas, o que leva a entregas mais rápidas e eficientes.

Inovação e diferenciação

O uso da Computação Cognitiva pode ser um verdadeiro diferencial competitivo no mercado. Com menos esforços para fazer com que a parte operacional funcione, os gerentes podem se concentrar no core business, levando a empresa a um novo nível.

Depois de conhecer esses benefícios, é provável que você tenha percebido a importância do uso da Inteligência Artificial no varejo. Portanto, pode ser o momento de investir em soluções de IA para o seu negócio.

Aproveite que você está no clima de aprendizado e leia outros conteúdos do blog sobre IA!

Solicite um orçamento

Será um prazer poder ajudar sua empresa com nossas soluções!

Entre em contato

Preencha o formulário de contato para que possamos entender melhor suas necessidades e retornar com a melhor proposta.

Veja mais

Assuntos relacionados

Marketing omnichannel: o que é e como implementar?

Marketing omnichannel: o que é e como implementar?

O marketing omnichannel é uma estratégia em ascensão no mercado competitivo, que visa integrar as experiências de compra em ambientes on-line e off-line para envolver o público e melhorar o

Internet das Coisas: confira 4 principais aplicações na empresa

Internet das Coisas: confira 4 principais aplicações na empresa

A crescente popularidade dos serviços de IoT indica que as aplicações da Internet das Coisas podem ser a grande transformação na relação entre negócios e tecnologia nos próximos anos. Essa

Utilização da Inteligência Artificial no setor de varejo.

Utilização da Inteligência Artificial no setor de varejo.

O uso da Inteligência Artificial no setor de varejo tem experimentado um crescimento exponencial e gerado impactos positivos em várias áreas. Além disso, ela é capaz de definir tendências personalizadas

Como definir a tecnologia de desenvolvimento para um projeto

Como definir a tecnologia de desenvolvimento para um projeto

Antes de iniciar este artigo, vamos deixar o nosso contato para caso esteja procurando uma empresa para fazer um orçamento de seu projeto de software. Pois podemos tirar suas dúvidas

O que considerar na hora de contratar um software sob medida

O que considerar na hora de contratar um software sob medida

Antes de iniciar este artigo, vamos deixar o nosso contato para caso esteja procurando uma empresa para fazer um orçamento de seu projeto de software. Pois podemos tirar suas dúvidas

Quanto custa um software personalizado?

Quanto custa um software personalizado?

Antes de iniciar este artigo, vamos deixar o nosso contato para caso esteja procurando uma empresa para fazer um orçamento de seu projeto de software. Pois podemos tirar suas dúvidas

× Fale conosco